Meridianos & Paralelos
Um blog de notícias alinhavadas quase sempre à margem das notícias alinhadas
quinta-feira, dezembro 30, 2004
Esperas
Foto de Collector.
Ao contrário do que o Governo garantiu ontem, milhares de portugueses continuam sem receber os subsídios a que têm direito por lei e condição.
Hoje, numa escassa meia hora por um bairro da cidade, tropecei em vários casos: uma asmática crónica que negociava com a farmacêutica levar um aerosol fiado até o Estado lhe depositar o fundo de desemprego, um homem que pedia que lhe entregassem uma bilha de gás para cozinhar apesar do dinheiro da pensão de invalidez ainda não ter chegado, uma rapariga que explicava ao banco que as contas da água e da electricidade iam cair na conta a descoberto porque o dinheiro da baixa médica continuava por depositar, um casal de idosos a insultar o carteiro por não ter trazido o envelope da Segurança Social... Todos eles continuam à espera de ver concretizar o desmentido categórico de Bagão Félix e Fernando Negrão: doentes e desempregados iriam receber os seus subsídios no dia 29 de Dezembro.
Hoje é dia 30. Nenhuma das pessoas com quem me cruzei recebeu coisa alguma. Continuam à espera, uma espera que se torna particularmente preocupante porque com o Ano Novo e o habitual período de férias que muitos funcionários públicos sempre decidem gozar nesta época, não é de prever que se retomem os processamentos de subsídios antes de dia 3 de Janeiro (Segunda-feira). Na melhor das hipóteses quem está doente ou desempregado só volta a ter dinheiro lá para o meio da primeira semana de 2005!!... E até lá? Até lá, alegramo-nos todos: mesmo que o prato esteja vazio no Réveillon, quando soarem as 12 badaladas pensamos no sonho de Bagão Félix, na meta dos 3% para o défice, e pulamos da cadeira felizes com o nosso magro contributo para evitar o puxão de orelhas de Bruxelas.